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quinta-feira, 10 de junho de 2010

PUBLICIDADE NA LITERATURA

Sugestões de livros que interessam aos publicitários e estudantes de publicidade.

· A coragem de Criar – Rollo May /Nova Fronteira, 2000). Ao defender a tese de que todo ser humano é criativo, o autor revela os mecanismos psíquicos e sociais que impedem o homem de criar. Segundo ele, coragem e liberdade são as duas principais condições para isso.

· Criação sem Pistolão – Carlos Domingos (Negócio Editora, 2003). O livro aborda o surgimento da propaganda criativa na segunda metade do século 20. Entre os tópicos: “Por que existe a propaganda criativa?”; “Você tem perfil para trabalhar com criação?”; “O processo criativo”; “Montando a pasta”, etc.

· Criatividade e Marketing – Roberto Dualibi e Harry Simonsen Jr (Makron Books, 2004). O livro apresenta centenas de dicas sobre como estimular a mente a encontrar soluções criativas.

· Loucuras de um Publicitário – Lula Vieira (Objetiva, 1999). Expostos neste livro estão os maiores traumas, alegrias e fantasmas do autor, um dos mais experientes publicitários brasileiros. Num tom de sátira, ele descreve casos de bastidores da propaganda, campanhas históricas, vexames, verdades e mentiras.

· Pesquisa de Propaganda – Sérgio Q. Cotrim (Global Editora, 1996). Guia que ajuda o leitor, estudante ou profissional, a identificar os possíveis caminhos e soluções para resolver os problemas de um produto. Aborda também todas as fases de uma pesquisa, da montagem do questionário à interpretação de resultados.

· Piores textos de Washington Olivetto – Washington Olivetto (Planeta do Brasil, 2004). Uma coletânea de textos escritos, relidos e comentados pelo próprio autor. Todos possuem data e local de publicação, além de observações do publicitário.

· Propaganda de A a Z – Rafael Sampaio (Campus, 2003). Este livro mostra as novidades que estão sendo usadas na propaganda pelos maiores anunciantes e agências, além de ferramentas de estudo e trabalho para profissionais e estudantes.

· Propaganda: Profissionais Ensinam com Se Faz – Jose Predebon (Atlas, 2000). Dez especialistas em marketing abordam as várias fases do processo de desenvolvimento da propaganda: mídia, promoção, new mídia, criatividade, planejamento, pesquisa, atendimento, etc.

· A Publicidade É um Cadáver Que Nos Sorri – Oliviero Toscani (Ediouro, 1996). O livro conta a trajetória do autor, desde os tempos em que fotografava moda até os bastidores de seu trabalho como fotógrafo, premiado e ao mesmo tempo criticado, das campanhas da Benetton.

· Tudo o Que Você Queria saber Sobre Propaganda e Ninguém Teve Paciência para Explicar – Júlio Ribeiro, Vera Aldrighi e Sérgio Roberto Dias (Atlas, 19950. O livro mostra um pouco do que pensam e fazem seus autores, um grupo de grandes profissionais da propaganda brasileira que se juntaram para expor suas experiências na arte de fazer propaganda.

· Vendendo Sonhos – Longinotti-Buitoni e Gian Luigi (Negócio Editora, 2000). O autor mostra como qualquer empresa pode criar um produto ou serviço de sonho. Para isso, segundo ele, é preciso que o gerenciamento da marca seja elevado a forma de arte para atrair o interesse duradouro de seus clientes.

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