Páginas

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 21 de maio de 2010



CINEMAS EM SÃO JOÃO

A TV UNIÃO, de São João da Boa Vista, estréia esta semana o programa CLAQUETE, com o competente David Ribeiro. Era um quadro do Jornal do Dia, noticiário da emissora que se transformou, agora, em programa semanal

Fiquei muito honrado de ser convidado para o primeiro programa. Falo sobre as primeiras salas de projeção em São João da Boa Vista, os pioneiros do cinema em nossa cidade.

Aqui, um resumo desta trajetória.
José Osório de Oliveira Azevedo no artigo “ Cinema e teatro em São João”, diz que a primeira tentativa de dotar a cidade de “ uma Companhia Cinematográfica” aconteceu no dia 15 de setembro de 1911, através do vereador JOAQUIM LOURENÇO DE OLIVEIRA ANDRADE.

O vereador ficou sabendo que em São Paulo havia uma companhia que tinha interesse em montar casas de diversões pelo interior do Estado. O vereador propôs que a Câmara enviasse ofício a companhia oferecendo-se favores para a construção de um prédio para esse fim, isentando-a de impostos por dez anos e também de um auxilio a critério da Câmara. A proposta foi aprovada no dia seguinte.

Não surgiu efeito este projeto e o mesmo vereador, no ano seguinte, no dia 15 de abril de 1912, volta a insistir na idéia, oferecendo ainda mais vantagens para a instalação. Foi aprovada a proposta autorizando a Câmara municipal vender terreno de sua propriedade, destinado a construção de uma cadeia e com o dinheiro da venda, comprar outro imóvel e nele instalar a “casa de espetáculos’. O autor diz: “ Daí por diante cresceu o entusiasmo pela construção do teatro.” No dia 1 de março de 1913 o jornal Cidade de São João dá notícia da constituição da “ Empresa Teatral Sanjoanense”. Em reunião realizada no Centro Recreativo Sanjoanense “ foi constituída uma sociedade anônima, com a presença de 112 acionistas, representando 677 ações, para levantar um capital de 100 contos de réis” necessário para dar início ao empreendimento.” O CORONEL JOAQUIM CÂNDIDO DE OLIVEIRA é eleito presidente desta empresa.

A euforia foi tanta que a reunião só terminou depois das 9 horas da noite e foi abrilhantada com a presença da INTERNACIONAL, banda de música regida pelo mastro Joaquim Azevedo, que compareceu gentilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário